Operação Dívida Ativa é deflagrada no combate a crimes de estelionato e extorsão

WhatsApp Image 2024 04 25 at 09 24 49 (1)
Operação Dívida Ativa

Na manhã desta quinta-feira (25/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Esteio, deflagrou operação no combate aos crimes de estelionato e extorsão praticados por organizações criminosas.

A ação aconteceu nos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre, sendo cumpridos nove mandados de prisão e doze mandados de busca e apreensão.

No total, foram presas nove pessoas, sendo que uma das medidas cautelares ocorreu na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul. O mandado foi cumprido com apoio da Polícia Penal, sendo apreendidos aparelhos celulares com chip na cela dos investigados.

A investigação apurou que os suspeitos presos atuavam na prática dos golpes através da utilização de telefones celulares. As atividades ilícitas consistiam em adquirir bens anunciados em sites de compras, utilizando-se de perfis falsos e informando pagamentos inexistentes. O segundo núcleo do grupo criminoso atuava extorquindo prestadores de serviços, através de ameaças.

O Delegado titular da Delegacia de Esteio, Marco Swirski, destacou a efetividade da operação, na qual se  logrou êxito nas prisões dos envolvidos.

O Delegado Regional de Canoas, Cristiano Reschke, afirmou ser de extrema importância que as demais vítimas do esquema criminoso procurem a Polícia Civil para registrar e denunciar outros eventos criminosos do grupo investigado.